A maioria dos portugueses, cerca de 70 por cento, mostra-se satisfeita com o atendimento nos hospitais. É uma das conclusões de um estudo encomendado pelo Ministério da Saúde, que avaliou a consulta externa, os internamentos e também as urgências.
Apesar das três valências analisadas terem globalmente nota positiva é em relação às urgências que a avaliação dos utentes é mais crítica.
O tempo de espera e o tratamento das reclamações apresentam os valores mais baixos e apesar destas queixas serem comuns aos internamentos e às consultas externas, é nas urgências que os portugueses se sentem menos satisfeitos.
O estudo do Ministério da Saúde analisa dez variáveis e tal como em relação aos pontos mais críticos, também nos mais positivos os resultados são comuns às três valências analisadas.
Nas consultas externas, urgências e internamentos, os utentes atribuem a nota mais alta aos médicos e enfermeiros.
Nesta avaliação promovida pelo Ministério da Saúde aos 63 Hospitais-empresa e do Sector Público e Administrativo (SPA), não foram registados diferenças significativas entre os dois sectores.
Os hospitais SPA apresentam um indíce de satisfação de 76 pontos, já os Hospitais-empresa registam um indíce de 77 pontos.
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