terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

FLORENCE NIGHTINGALE - Uma vida dedicada aos outros


Compreendeu qual poderia ser o objectivo da sua vida. Ela acompanhava a mãe nas visitas aos aldeões doentes que serviam nas grandes propriedades da família. A penúria dos remédios, a falta de recursos para o tratamento e a impossibilidade de hospitais e meios de assistência aos pobres impressionava-a.

Pensou que poderia consagrar inteiramente à missão de forma enfermeiras competentes que assistissem os doentes, não só fisicamente mas também moralmente.

Até meados do século XIX, era praticamente nula a assistência aos enfermos nos hospitais de campanha, onde a insalubridade aumentava ainda mais o número de mortos. Com seu trabalho, Florence Nightingale lançou as bases dos modernos serviços de enfermagem.

Florence Nightingale nasceu em 12 de maio de 1820 na cidade italiana de Florence, onde sua família, de origem inglesa, residia temporariamente. Educada pelo pai, aprendeu grego, latim, francês, alemão e italiano, história, filosofia e matamática. Em 7 de fevereiro de 1837, acreditou ter ouvido a voz de Deus conclamá-la a uma missão. Interessou-se então pela enfermagem, e após formar-se por uma instituição protestante de Kaiserweth, Alemanha, transferiu-se para Londres, onde passou a trabalhar como superintendente de um hospital de caridade.

Durante a guerra da Crimeia, entre 1854 e 1856, integrou o corpo de enfermagem britânico em Scutari, Turquia. Seu trabalho de assistência aos enfermos e de organização da infra-estrutura hospitalar a tornou conhecida em toda a frente de batalha. Publicou Notes on Matters Affecting the Health, Efficiency and Hospital Administration of the British Army (1858; Notes sobre a saúde, a eficiência e a administração hospitalar no exército britânico). Fundou em 1860 a primeira escola de enfermagem do mundo. Em 1901, completamente cega, parou de trabalhar. Morreu em Londres, em 13 de agosto de 1910.


1 comentário:

Enfermagem XXI disse...

Parabéns pelo blogue!
Vou colocar nos favoritos do ENFERMAGEM XXI!

Gostei de passar por aqui!